13/11/2023
Pedir referências é uma parte importante para o negócio imobiliário dos consultores. No entanto, a abordagem certa é fundamental para garantir que os seus clientes se sentem confortáveis e dispostos a encaminhar novos negócios, ou negócios, para si. Neste artigo, vamos explorar estratégias para pedir referências de forma subtil, mas eficazes.
As leads online
Um aspecto importante a referir neste artigo, é a importância dada aos leads online. Existem muitas razões para adotar essa abordagem. Em primeiro lugar, as pessoas que clicam nos links, e procuram ver imóveis online, podem já estar a trabalhar com outro consultor, ou, caso não estejam, podem não estar muito organizadas no processo de compra e venda.
Existem leads online que podem ser muito promissoras, é certo, mas é necessário filtrar muitas informações irrelevantes para encontrar uma oportunidade real e forte. Muitas vezes, parece que existe um sentimento de vitória apenas por se receber leads do website ou de um portal, e receber nomes e números de contacto. Muitas dessas leads podem ser uma perda de tempo.
A abordagem eficaz para solicitar referências
Dado que não é recomendado solicitar nomes e números de telefone de amigos e familiares dos clientes, ou até mesmo perguntar se conhecem quem esteja com planos de se mudar nos próximos meses, qual seria a abordagem adequada para solicitar referências?
A minha estratégia favorita é: pedir, sem realmente pedir.
Essa abordagem traz várias vantagens.
Eis aqui um caso prático que pode ser usado: “Estou a esforçar-me ao máximo para fazer o meu pequeno negócio imobiliário crescer. Conhece alguém que me possa ajudar a ter mais negócios?
Estas simples frases têm elementos importantes que podem levar a novas referências.
Em primeiro lugar, estamos indiretamente a solicitar referências, ao mesmo tempo em que mostramos que valorizamos a opinião da pessoa. Além disso, ao mencionar que temos um “negócio pequeno", estamos a apelar a que a pessoa possa apoiar um negócio local ainda em fase de crescimento.